Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Durante os quatro dias da exposição, 37 mil pessoas visitaram a feira, que aconteceu no Anhembi, em São Paulo
Francal termina com recorde de público

ROGÉRIO PAGNAN
DA FOLHA RIBEIRÃO

A 33ª edição da Francal, considerada a maior feira de calçados da América Latina, terminou ontem com novo recorde de público: 37 mil visitantes.
O número superou a expectativa dos organizadores do evento. Eles esperavam um público de 35 mil visitantes. O recorde anterior havia sido no ano passado, quando a marca foi de 32 mil pessoas.
A realização do evento coincidiu neste ano com um dos melhores momentos para o setor calçadista de exportação, beneficiado pela desvalorização do real diante do dólar -uma das consequências da crise econômica da Argentina.
Ao todo, foram 650 expositores de várias partes do país e do mundo. As empresas ocuparam os 30 mil m² do Anhembi, em São Paulo. A feira não é realizada em Franca desde de 1983.
"Se ela [a Francal] não viesse para São Paulo, não sobreviveria mais dois anos. Ela teria desaparecido em 1985", disse o diretor-presidente da Sândalo, Carlos Aberto Brigagão, 59.
Foram quatro dias de exposições dos produtos da tendência primavera e verão, que estarão no mercado a partir de setembro e devem permanecer à venda por cerca de nove meses.
Durante o evento, houve a posse oficial do novo presidente da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), o francano Élcio Jacometti.

Xuxa
O momento mais tumultuado da feira de calçados ocorreu na terça-feira, segundo dia do evento, quando a apresentadora Xuxa visitou os estandes que vendem produtos com sua marca.
De acordo com os organizadores da Francal, o tumulto não era esperado, já que o público da feira é formado por pessoas ligadas ao setor. Pelo menos dois visitantes ficaram levemente feridos.
O estande da Suncal, umas das empresas que representam a marca de Xuxa, teve de fazer mudanças no local após a visita da apresentadora. "Foi uma loucura. Tivemos que colocar proteções de ferro para evitar outro tumulto como aquele", afirmou Wancarlo Lima Gimenes, 23, gerente de marketing da empresa.
A feira, restrita a pessoas ligadas ao setor, recebeu 18 mil lojistas e 820 importadores. Até o segundo dia da Francal, das 500 pessoas estrangeiras que visitaram o evento, 121 eram argentinas.
De acordo com a organização da festa, já foram vendidos 8.200 m² de estandes para a próxima edição, marcada para ocorrer entre 15 e 18 de julho de 2002. O valor das vendas fechadas durante o evento não foi divulgado.


Texto Anterior: Dissidentes acusam cooperativa
Próximo Texto: Educação: Reitor da UFSCar diz que ação é antidemocrática
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.