Ribeirão Preto, Sábado, 20 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redução do IPI provoca euforia em lojas de carros

Vendas cresceram até 80% nos últimos dias, após governo anunciar estímulos

Donos de concessionárias acreditam que hoje será o melhor dia de um mês que superou as expectativas, após onda de pessimismo


LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Donos de concessionárias de Ribeirão Preto estão sorrindo de orelha a orelha: a redução temporária do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), anunciada pelo governo há nove dias, multiplicou as vendas de veículos novos na cidade. E o otimismo não pára: os lojistas dizem acreditar que hoje será o melhor dia do mês em quantidade de vendas.
"O último sábado foi o melhor dia do mês [em vendas]. Amanhã [hoje] deve superar", disse João Pacífico Sparvoli, gerente de vendas da Itacuã, concessionária Volkswagen, que aumentou em 50% as vendas desde que a redução do imposto foi anunciada.
Evandro Reis, gerente da Atri Fiat, disse que as vendas subiram até 80% no último fim de semana em relação à semana anterior. "Temos uma grande expectativa para sábado [hoje]. Os ventos estão favoráveis. Além da redução do IPI, houve queda na taxa de juros. Os clientes estão novamente confiantes para comprar", disse (leia texto nesta página).
A redução do IPI vale até o dia 31 de março. Nos carros populares o IPI cairá de 7% para zero. Motores entre 1.000 e 2.000 cilindradas movidos à gasolina, de 13% para 6,5%. Carros flex e movido à álcool, de 11% para 5,5%.
Segundo Rui Flávio Chúfalo Guião, presidente do Grupo Santa Emília, a alta nas vendas em dezembro deve superar em 15% os negócios de novembro. "O componente psicológico foi fundamental, mexeu com a confiança do consumidor. Este fim de ano deve ser muito bom, até mesmo se compararmos com o mesmo período de 2007, que foi excelente", disse.
Mas o desconto não é só para modelos populares. O abatimento pode ser encontrado até em carros de luxo. Em concessionária BMW, três modelos tiveram os preços reduzidos. "Começou a melhorar no início do mês. Com o pacote do governo, a procura aumentou ainda mais", disse Paulo Carvalho, executivo de vendas da loja.


Texto Anterior: Dica: Horário de compras de Natal foi esticado
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.