Ribeirão Preto, Sábado, 21 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calouro-padrão é mulher de cor branca, de 18 anos e fez cursinho

DA FOLHA RIBEIRÃO

O calouro-padrão da USP é mulher, branca, tem 18 anos, renda familiar mensal entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e fez cursinho. O Perfil do Calouro aponta que 54% dos "bixos" são garotas e 29% do total têm 18 anos -na faixa de 16 a 19 anos, estão 68% dos calouros.
A renda citada acima é o ganho mensal das famílias de 38% dos novos estudantes. Do total de calouros, 86% se declararam brancos e 73% disseram ter feito cursinho.
Júlia Martins, caloura do curso de química, é quase o perfil exato da "bixete" uspiana de 2009, não fosse pela idade: 19 (a segunda mais comum entre os calouros, compartilhada por 24% dos bixos) e pelo local de nascimento. Natural de Porto Alegre, ela se mudou com o pai para Cravinhos no meio do ano passado, em busca da qualidade da USP. "Fiz cursinho e lá em Porto Alegre estudava em escola particular."
O estudo revela que 41% dos calouros nasceram em outras cidades do interior paulista, e 21% em Ribeirão. Apenas 12% vieram de outros Estados.
O calouro Rafael Augusto da Silva, 23, que entrou em administração, é raridade no campus, por causa da idade. Apenas 3% dos "bixos" têm 23 anos. O calouro mais novo do campus neste ano é Henrique Savian, 16, de Joinville (SC).


Texto Anterior: USP recebe 27% de "bixos" da rede pública
Próximo Texto: Vendido, Gimenes faz queima de estoque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.