Ribeirão Preto, Sábado, 21 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em busca de evolução espiritual, jovens aderem a retiros em Ribeirão Preto

DA FOLHA RIBEIRÃO

Em busca de sossego e evolução espiritual, ribeirão-pretanos de diferentes credos trocaram os quatro dias de folia do Carnaval por retiros realizados durante a festa, que podem ou não ter caráter religioso.
Este ano, segundo a Arquidiocese de Ribeirão Preto e o escritório do movimento da Renovação Carismática Católica na cidade, serão realizados ao menos seis retiros organizados pelas paróquias. Um deles é o organizado pelo padre Kléber Pedro Tostes, da paróquia Jesus Misericordioso e Santa Edwiges, que começou ontem na escola municipal Elisa Duboc Garcia, no João Rossi, e se estende até a terça-feira.
Para atrair jovens e os vizinhos que não frequentam as missas, Tostes organizou uma espécie de "Cristoteca", como os jovens da paróquia chamam as festas no estilo quermesse que acontecerão a partir de hoje à noite na escola. O ritmo das músicas tocadas pelo grupo da paróquia é o samba, mas as letras são todas cristãs. "A música ajuda a atrair e evangelizar os jovens. Mas em vez de levar o samba para o lado da sensualidade, procuramos levar às pessoas mensagens de paz, amor e alegria", disse Tostes.
Ana Paula Caminiti, 16, disse que vai participar do retiro todos os dias, mesmo contrariando a preferência de amigas. "Quando eu falo do retiro, algumas pessoas dizem "você está louca", mas eu sei a diferença. Lá fora, as pessoas bebem muito, fumam, oferecem drogas. Aqui dentro, a gente dança, curte igual e não tem nada disso", disse a adolescente.
Cleiton Biliato, 28, membro da Primeira Igreja Batista de Ribeirão Preto e representante da comissão organizadora do retiro, tem uma visão diferente sobre a evangelização por meio das músicas cristãs.
Durante o retiro, que começa às 9h de hoje e vai até as 17h de terça mesclando atividades de estudo bíblico e esportivas, os louvores seguem o ritmo dos cultos da igreja. "Quando você atinge um ritmo equilibrado, louvando com alegria, atinge todas as idades", diz Biliato.


Texto Anterior: Estradas: Alta no fluxo de veículos pode chegar a 30%
Próximo Texto: Seguidores de Sai Baba meditam no Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.