Ribeirão Preto, Domingo, 21 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembleia da CUT reúne sindicalistas de todo o Estado

DA FOLHA RIBEIRÃO

Sindicalistas da CUT de todo o Estado estiveram em São Carlos na última semana para participar da assembleia que aprovou mudanças no estatuto do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté.
O encontro, respaldado por uma liminar da Justiça, marcou a ruptura formal da CUT com outra central, a CGTB, que já ingressou na Justiça para contestar a assembleia.
As duas entidades dividiram o controle do sindicato entre 2005 e 2009. Segundo o diretor da CUT Erick Silva, expulso da direção do sindicato dos metalúrgicos em 2009, os cutistas foram defenestrados após tentar democratizar seu estatuto.
O atual presidente do sindicato dos metalúrgicos, Rosalino de Jesus de Barros, contesta a versão de Silva. Diz que os representantes da CUT tiveram a chance de opinar por duas vezes em mudanças do estatuto, mas não o fizeram. Agora, agem para prejudicar a atual direção visando as eleições do sindicato marcadas para setembro.
Em Sertãozinho, a CUT também fez assembleia, há duas semanas, para implantar uma nova direção no sindicato dos metalúrgicos. A Força Sindical, porém, diz ter obtido liminar para continuar no controle. À Folha, dirigentes das duas entidades disseram comandar o sindicato dos metalúrgicos.


Texto Anterior: Imposto sindical é a "mola", diz sociólogo
Próximo Texto: Franca: Disputa entre sindicatos se arrasta há 15 anos na justiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.