Ribeirão Preto, Domingo, 21 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dengue tem alta de 18% em Ribeirão

Total de casos da doença neste ano no município chega a 1.246, na contramão do que ocorre no país

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Ribeirão Preto vai fechar o primeiro semestre do ano com números alarmantes de casos de dengue. De janeiro até a última quarta-feira, 1.246 pessoas foram infectadas pela doença. O número supera em 17,88% o total de casos registrados em todo o ano passado, quando houve 1.057 notificações.
O número representa cerca de um terço das infecções registradas em todo o Estado. A escalada de casos tem ocorrido desde março. Mas foi em maio que houve a maior disparidade: 334 casos, mais do que o dobro do total de registros no mesmo período em 2008.
Parte das notificações -507, ou 40,69% do total- está concentrada na zona norte da cidade. É onde está localizado o bairro mais atingido, Adelino Simioni, que teve 98 infecções.
Segundo a chefe do Controle de Vetores da Secretaria da Saúde, Cristina O'Gradi, houve um aumento de casos de dengue em toda a cidade, mas a prefeitura tem trabalhado para conscientizar a população e reduzir os focos do mosquito.
Uma das justificativas para esse crescimento, segundo ela, é a grande resistência dos moradores na eliminação de criadouros, com o armazenamento de materiais recicláveis, como latas e garrafas.
No último dia 6, houve um arrastão para a eliminação de criadouros, que percorreu 8.000 casas em seis bairros.
Outro fator que pode explicar o aumento foi a mudança na forma de diagnóstico, com o teste rápido da dengue, chamado de NS1, implantado desde março. "Desde o teste, temos tido mais controle sobre os casos, o que causa um número maior de notificações."
Com a chegada do inverno, a tendência é a redução de casos, já que as baixas temperaturas interferem no ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e a diminuição das chuvas dificulta a formação de criadouros.
No Brasil, o último levantamento do Ministério da Saúde, referente a 22 de maio, aponta queda de 50,2% nas notificações de 2009 em relação aos primeiros meses de 2008. Mais de 300 mil pessoas contraíram dengue nos primeiros meses deste ano. Em São Paulo, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, foram 4.401 notificações de janeiro a 31 de maio. No mesmo período de 2008, foram 6.765 notificações.

Texto Anterior: Hospitais de Ribeirão aderem à hotelaria
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.