Ribeirão Preto, Sábado, 21 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quase metade das cidades está sujeita a enchentes

DE RIBEIRÃO PRETO

A região de Ribeirão Preto ficou mais suscetível a enchentes na última década.
A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, do IBGE, mostra que o número de municípios que sofreram inundações cresceu 22% entre 2000 e 2008.
Há dez anos, 31 cidades da região tinham áreas de enchentes. Em 2008, o número subiu para 38. Significa que quase metade (42,7%) está sujeita a inundações.
De acordo com o levantamento, 21 municípios que não tinham registrado enchentes em 2000 passaram a ter. Entre eles, Barretos, Batatais e Bebedouro.
Na lista das cidades com áreas de enchentes também estão Ribeirão Preto e Franca, as duas maiores da região. Ambas estão fazendo obras de drenagem em regiões de alagamento para combater as inundações.
O professor titular e chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Carlos, Renato Luiz Sobral Anelli, afirma que, sem um crescimento planejado, a situação tende a se agravar.
Isso porque a expansão das áreas urbanas aumenta os setores com solo impermeabilizado, ou seja, que não absorvem rapidamente a água das chuvas.
"Ou os novos loteamentos começam a ser melhor planejados, com sistemas mais eficientes de drenagem, ou teremos cada vez mais problemas com enchentes."
Anelli foi secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos de São Carlos (2001-2004). A cidade também é uma das que enfrentam inundações.

COMBATE
Ribeirão iniciou um projeto de custo estimado de R$ 108 milhões, com intervenções que devem se estender ao longo do ribeirão que dá nome ao município -90% dos recursos vêm da União.
Em Franca, R$ 7,4 milhões, em verbas municipais e estaduais, estão sendo gastas para alargar o córrego dos Bagres, na região do posto Galo Branco, historicamente atingida pelas cheias.


Texto Anterior: Saiba mais: Ribeirão recolhe 5 t de recicláveis e joga 65% fora
Próximo Texto: A coleta seletiva na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.