Ribeirão Preto, Sábado, 21 de agosto de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADES
Acidente em Pitangueiras foi o segundo na região em menos de uma semana; polícia apura causas
Trem bate, arrasta ônibus e fere 35

MARCELO TOLEDO
free-lance para a Folha Ribeirão

Um trem bateu em um ônibus ontem, às 6h, e o arrastou por 90 metros, em Pitangueiras (53 km de Ribeirão). O acidente deixou 35 trabalhadores rurais feridos, um deles em estado grave. Em razão do choque, o trecho ficou interditado das 6h às 11h.
O motorista do ônibus, Osmar Silva, 52, que foi internado, afirmou que não viu o trem. Segundo ele, a visibilidade no local é ruim. O ônibus levava os trabalhadores para Sertãozinho.
As vítimas foram conduzidas a hospitais da região. Oito ficaram internados. O lavrador Sebastião Santos, em estado grave, foi levado para o HC, em Ribeirão.
Segundo a polícia, o acidente só não foi mais grave porque o ônibus, ao ser atingido, perdeu as rodas em uma valeta, o que evitou que ele capotasse.
Com o impacto, os trabalhadores foram jogados para fora do veículo. Foi o que aconteceu com José Paula, 21, que foi internado.
A dona-de-casa Joana D'Arc Alves, que mora ao lado da ferrovia, estava assustada. "Fui socorrer os que estavam jogados na frente da minha casa", disse.
No local há placas sinalizadoras, mas não há cancela. A cidade tem cinco cruzamentos férreos.
A Ferroban (Ferrovias Bandeirantes), que administra a linha férrea, afirmou que o trem, de 52 vagões, estava vazio e iria para Barretos. O maquinista, Luzinaldo Trindade, afirmou que não teve como evitar o acidente. Segundo ele, a velocidade era de 25 km/ h. O trem corta a cidade em 8 km.
O diretor da Ferroban, José Menezes, disse que o motorista foi imprudente. A empresa anunciou que também vai investigar as causas do acidente. A polícia já está apurando o episódio.
Uma equipe da Ferroban deve divulgar um laudo em até 30 dias.
Esse é o segundo acidente de trem na região na semana: anteontem quatro vagões descarrilaram em São Carlos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.