Ribeirão Preto, Domingo, 21 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ribeirão cresceu mais do que a média estadual

DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar das críticas à metodologia do IBGE feitas pela prefeita Dárcy Vera, as informações preliminares do Censo 2010 mostram que a população de Ribeirão cresceu o dobro da média estadual.
A alta foi de 16,26% em relação à contagem em 2000, enquanto o índice do Estado foi de 8,55%. Há dez anos, em comparação com o Censo anterior, a cidade havia crescido menos do que a média estadual (veja quadro ao lado).
Outro exemplo é o de que, ao contrário de outras cidades e do próprio país, a contagem em Ribeirão superou a estimativa que havia sido projetada para este ano.
No Censo ainda parcial, Ribeirão possuía 587.447 habitantes até a última quinta-feira. O número que se previa era de 563.107 moradores.
Cidades de porte parecido contaram menos pessoas do que se projetava, como Sorocaba (SP) e Uberlândia (MG).
Na última semana, Dárcy se reuniu com dois estatísticos, um advogado e um sociólogo para decidir se vai contestar o Censo -para ela, a população chega a 700 mil.
Não há motivo para conclusões apressadas, segundo Rafael Carvalho, do IBGE. Isso porque o trabalho só se encerra no próximo dia 27.
A contagem atual não inclui os 5.855 imóveis cujo morador não estava ou se recusou a responder. Recenseadores voltarão a visitá-los.
Hipoteticamente, se até o dia 27 nenhum desses imóveis for recenseado por estar ainda fechado, o IBGE aplicará projeção com a média de 3,1 moradores. Com base nessa estimativa, Ribeirão chegaria a 605.597 habitantes.


Texto Anterior: Aumentam as moradias de universitários e de temporários
Próximo Texto: Painel Regional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.