Ribeirão Preto, Quarta-feira, 22 de Setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barretos cria plano de ação antiqueimada

Reclamações relacionadas aos incêndios cresceram 50%, de acordo com a Cetesb

DE RIBEIRÃO PRETO

A agência da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Barretos está criando um PAM (Plano de Auxílio Mútuo) com o objetivo de prevenir e combater focos de incêndios.
De acordo com o gerente regional da Cetesb em Barretos, Davi Faleiros, o objetivo é criar um plano de ação permanente contra as queimadas. Segundo ele, as reclamações envolvendo incêndios cresceram cerca de 50%, ante o ano passado.
De maio a setembro deste ano foram registradas 150 reclamações sobre queimadas.
Outros pontos que levaram à criação do plano, diz Faleiros, é que as queimadas estão mais perto das cidades e passaram a atingir mais áreas que não são canaviais.
"De 15 dias para cá, 70% da queima, ou até mais, está ocorrendo em áreas de pastagem, áreas de cana já colhida e até APPs [áreas de preservação permanente], ou seja, não pode mais se imputar toda a responsabilidade dos fatos às usinas", disse.
O projeto do plano de ação foi apresentado na última sexta-feira em reunião com representantes das polícias, Corpo de Bombeiros, sindicato rural e prefeitura.
As propostas do programa incluem a criação de um número de telefone exclusivo para denúncias, treinamento de pessoas que auxiliam nos combates aos focos de incêndios e edição de uma cartilha com orientações.


Texto Anterior: Acidente: Laudo que culpa candidato é "inconclusivo", afirma advogado
Próximo Texto: Após chuva, 7 cidades ficam sem energia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.