Ribeirão Preto, Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Índice

PERSONALIDADE

Morre chanceler da Barão de Mauá, Nicolau Spinelli, aos 70

DA FOLHA RIBEIRÃO

Aos 70 anos, Nicolau Dinamarco Spinelli, chanceler do Centro Universitário Barão de Mauá, morreu na madrugada de ontem devido a complicações de um câncer de pulmão. Ele estava internado havia 15 dias no Hospital São Lucas, em Ribeirão Preto e há um ano fazia tratamento contra a doença.
O chanceler, uma espécie de reitor emérito (sem função administrativa), era divorciado e tinha cinco filhos.
O corpo do docente foi velado ontem às 11 horas na Câmara Municipal de Ribeirão. O sepultamento foi às 17h, no Cemitério da Saudade.
Entre as pessoas que acompanharam o cortejo, estava a atual prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM). Em homenagem ao professor, a prefeita decretou luto oficial de três dias.
Ribeirão-pretano, Spinelli mudou-se para o Rio de Janeiro em 1974 onde também atuou em universidade.
O retorno à cidade aconteceu seis anos depois, quando morreu seu pai, Domingos João Baptista Spinelli. O filho assumiu, então, a direção pedagógica da instituição e unificou as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e de Ciências da Saúde.
Além de atuar no ensino superior, Spinelli, que era professor de história e formado em direito, também trabalhou com ensino infantil, fundamental e médio. Ele foi o idealizador do Colégio Chagas Filho e do Liceu Albert Sabin.
Em setembro, o livro escrito por ele em homenagem ao pai, Domingos Spinelli, ganhou nova edição e foi distribuído para a rede estadual de ensino. O patriarca da família, que também foi professor, foi um dos fundadores do centro universitário em 1966, com a família Fávaro.
Ainda hoje, as famílias Spinelli e Fávaro são as responsáveis pela manutenção e administração da instituição. Atualmente, a Barão de Mauá conta com cerca de 20 cursos de graduação.


Texto Anterior: Polícia: Franca não vê relação entre assassinatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.