Ribeirão Preto, Domingo, 23 de Janeiro de 2011

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Empresas devem ter fundo de reserva para evitar rombo

DE RIBEIRÃO PRETO

Empresas que passam por períodos de sazonalidade nas vendas,como a enfrentada por estabelecimentos comerciais das cidades canavieiras, devemter uma reserva para garantir que os negóciosnãosejamafetados. Essa é a orientação do economista Marcelo Bosi Rodrigues, do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto).
O ideal, de acordo com Rodrigues, é que a empresa crie um fundo de reserva que corresponda ao lucro de três a seis meses. "Todo empreendedor temde entender que é preciso ter um colchão de amortecimento para esses períodosdequeda",disse.
Aproveitar o período de baixo movimento para antecipar férias de funcionários também é uma boa saída, diz o economista. Apesar dos gastos com as férias,avantagem é que, depois, o trabalhador estará disponível em meses de mais movimento.
O comerciante Guilherme Lúcio Andrucioli, dono do Nenê Supermercados, de Pontal, diz que aproveita a entressafra para dar férias para 60 dos cem funcionários das duas lojas.
"São 20 em cada mês, em janeiro, fevereiro e março", afirmou o empresário. Como o período é de vendasmenores, diz, o volume de compra de produtos também é reduzido para não comprometer as finanças da empresa.
As promoções são outra saída para tentar manter aquecidas as vendas - neste período, ele sorteia um carro.


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