Ribeirão Preto, Sábado, 23 de Abril de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Loja fechada surpreende consumidor

Justiça do Trabalho determinou que grandes redes de supermercado de Ribeirão fechassem no feriado de ontem

Determinação foi dada para assegurar uma convenção coletiva, firmada no final do ano passado na cidade

Edson Silva/Folhapress
Placa avisa consumidores sobre o fechamento do Pão de Açúcar da av. Independência, em Ribeirão, no feriado de ontem

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Os consumidores desavisados de Ribeirão Preto que tentaram ontem fazer compras em grandes supermercados da cidade foram prejudicados e se frustraram ao encontrá-los fechados.
As grandes redes -como Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Savegnago- cumpriram decisão da Justiça do Trabalho, que, na última terça-feira, determinou que essas lojas não funcionassem no feriado de ontem.
"Vim comprar ovo de Páscoa. Achei que supermercado desse porte, que funciona 24 horas, estaria aberto", disse o corretor de imóveis Maurício Moreira Fernandes que, ontem de manhã, foi ao Hipermercado Extra na avenida Presidente Vargas.
A mulher, que o acompanhava, também achou estranho o local estar fechado. "Estamos acostumados a vir sempre aqui. Fazemos compras e até aproveitamos para tomar um chope", afirmou a bancária Mônica Moreira Fernandes, 40.
A determinação judicial foi dada para assegurar a convenção coletiva, firmada no fim do ano passado com Sindicato do Comerciários.
Mesmo assim, o casal Euclenício Machado, 56, e Ângela Martelli Machado, 57, arriscou e foi ao supermercado Pão de Açúcar.
"Eu sabia [da determinação judicial], mas achei que não fossem todos [supermercados] que estariam fechados", disse Machado que é auxiliar administrativo.
Apesar disso, os dois concordavam com o descanso para os trabalhadores.
"A gente se coloca no lugar deles e sabe que é merecido ter este descanso", disse Ângela, que é aposentada.
Ontem de manhã, a Folha visitou o Pão de Açúcar e o Extra, na av. Presidente Vargas, o Carrefour, do RibeirãoShopping e da avenida Maurílio Biagi, e o Savegnago, na mesma avenida. Eles fecharam as portas.
O único comércio de alimentos aberto encontrado pela Folha foi o Beef Shopping Bertin, estabelecimento especializado em carnes, que fica também na av. Maurílio Biagi, no bairro Santa Cruz.
De acordo com o gerente da loja, que preferiu não ser identificado, a ordem para abrir foi do diretor da empresa. O funcionamento ontem foi das 8h30 às 13h.
Para a administradora Neiva Facioli, 46, a abertura garantiu o almoço da sexta-feira santa.
"Fui até Bonfim Paulista [distrito de Ribeirão] e não achei nada aberto. Minha cunhada que me ligou avisando que o [Beef Shopping] Bertin estava aberto. Foi ótimo porque eu recebi visita hoje e não tinha comprado bacalhau", disse.
Segundo o gerente da loja o movimento ontem, até as 11h30, era normal.


Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.