Ribeirão Preto, Domingo, 23 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franca,40, o time da década

LUÍS EBLAK
Editor-assistente da Folha Ribeirão

PAULO FERRARI VIARTI



enviado a Franca


Foi na na tarde de um domingo. O Franca ganhou em casa do Vasco da Gama, de Campinas, e iniciava a história da equipe de basquete. Em quadra, estavam, entre outros, os irmãos Hélio Rubens e Fransérgio Garcia (hoje dirigente).
Era 10 de maio de 1959, data considerada o marco de fundação do Franca Basquetebol, que chega aos 40 anos consolidado como a melhor equipe da década de 90.
O placar e os detalhes daquele jogo contra o Vasco se perderam nos arquivos do clube, mas, desde então, já foram conquistados dez títulos nacionais, oito estaduais, seis sul-americanos, além de dois vices mundiais (75 e 80).
"Vamos montar um museu do time, mas o placar deste jogo se perdeu com o tempo", disse o gerente Rosalvo de Almeida, um dos campeões brasileiros de 71, o primeiro título importante da equipe.
O basquete chegou a Franca no final de 1920, quando o esporte ainda era chamado de bola ao cesto. Foi um jornalista, Cirino Goulart, que levou a primeira bola.
"O basquete evoluiu bastante, mas o importante de nossa equipe é a estabilidade apresentada", disse Hélio Rubens, que participou de todas as conquistas do clube.
O máximo de tempo que o Franca ficou sem vencer competições importantes foi por um período de seis anos (entre 82 e 87).
Foi a época em que o Monte Líbano dominou o cenário nacional.
Mas os títulos voltaram a aparecer no ano seguinte, quando o Franca conquistou o campeonato paulista. Os títulos e a tradição compõem o único patrimônio do mais tradicional clube de basquete do país.
O Franca lidera o ranking de clubes da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). "Só quem está no clube sabe a dificuldade que temos para arrumar dinheiro e pagar os salários, pois nosso patrocinador banca 50% das despesas", disse Rubens.
Com tantas glórias, o Franca Basquetebol Clube-conhecido nos anos 50 como Clube dos Bagres-, sempre terá um lugar reservado na memória dos amantes do basquete.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.