Ribeirão Preto, Quinta-feira, 23 de Julho de 2009

Texto Anterior | Índice

FRANCA

Fábrica é condenada a indenizar ex-funcionário por racismo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas condenou a fábrica de calçados de Franca Point Shoes, que confecciona produtos com a marca Carmen Steffens, a pagar R$ 100 mil a um ex-funcionário por racismo. Dárcio Martins da Silva trabalhou um ano e meio na fábrica e disse que sofreu racismo nos últimos três meses de trabalho.
No processo, ele afirmou que, entre outros fatos, um colega fixou um cartaz com a frase "Não dê bananas ao macaco, obrigada. A diretoria do zoológico" em sua área de trabalho, que é delimitada por uma grade.
No processo, Silva disse que foi alvo de zombaria de outros colegas, inclusive do gerente do setor. O ex-funcionário diz que era o único negro na área em que trabalhava, e que, após os fatos, buscou ajuda psicológica.
A advogada da Point Shoes, Adriana Machado, disse que a empresa vai recorrer da decisão por entender que não tem culpa no suposto caso de racismo. "A condenação foi baseada na responsabilidade objetiva, em que não se especula a culpa do empregador. Por isso, é questionável. A empresa teve ciência do ocorrido e que seria uma "suposta" brincadeira entre amigos", disse.


Texto Anterior: Ribeirão vai distribuir panfleto contra gripe suína em ônibus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.