Ribeirão Preto, Domingo, 23 de agosto de 1998

Próximo Texto | Índice

BARRETOS 98
Evento entra neste ano para grupo das atrações turísticas internacionais e atrai visitantes de outros países
Festa do peão adere ao mundo globalizado

Lucio Piton/Folha Imagem
A bailarina Carla Perez, que visitou a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos


ALESSANDRO SILVA
enviado especial a Barretos

A 43ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (127 km de Ribeirão Preto) entra neste ano no grupo de atrações turísticas internacionais do Brasil, como o Carnaval do Rio de Janeiro e de Recife.
Para a Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), a transição definitiva aconteceu devido ao show do cantor Garth Brooks, que pela primeira vez se apresenta na América Latina.
A vinda do cantor atraiu o dobro de jornalistas estrangeiros em relação a 97, além de turistas de outros países, como Argentina e Estados Unidos, por exemplo.
"A repercussão internacional atrai mais turistas estrangeiros para o ano seguinte", disse o presidente Abav Goiaci Alves Guimarães, 52.
De acordo com ele, a festa estava em transição desde que deu início ao Barretos International Rodeo, que este ano terá a sexta edição.
A construção do parque temático deve consolidar a internacionalização da festa do peão.
Participam do evento 25 caubóis estrangeiros -a maioria americanos, seguidos de canadenses e australianos, junto com os brasileiros.
Na prova de touro, o campeão se classifica à final da liga profissional de rodeio norte-americana -PBR (Professional Bull Rider).
A Festa do Peão já superou em público, em 97, a Recifolia -Carnaval fora de época, que acontece durante uma semana em outubro.
Levantamento da Abav, divulgado esta semana, mostra que 1,2 milhão de pessoas visitaram Recife em 97, contra 1,5 milhão de visitantes em Barretos no mesmo ano.
Em 97, o rodeio também bateu o público do Sambódromo do Rio. Números da Riotur e do clube Os Independentes, respectivos organizadores dos eventos, mostram que o placar foi de 1,1 milhão contra 1,5 milhão de visitantes.
No Rio de Janeiro, o evento dura seis dias, incluindo o desfile das campeãs, e o de Barretos, dez dias. "É claro que o Carnaval carioca tem mais tradição e atrai muito mais turistas", disse ele.
Este ano, organizadores da Festa do Peão esperam receber 2 milhões. Visitaram o Rio durante o Carnaval 1,9 milhão.
Foi por amor ao rodeio que a americana Ann Harris, 25, desembarcou este ano em Barretos. "Tenho amigos aqui (Brasil) e decidi visitá-los. Uni as duas coisas."
Nascida no Texas, terra dos caubóis americanos, ela acompanha as competições nos EUA.
A média de público em Barretos dobrou nos últimos três anos, segundo o clube Os Independentes.
"É o maior evento turístico de São Paulo e um dos maiores do país", afirma Julio Serson, 36, presidente da ABIH/SP (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis) e secretário-adjunto de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.
Serson diz que a média de ocupação da rede hoteleira em Barretos e ao redor da cidade, em um raio de 200 km, chega a 100%.
A festa bate em ocupação de hotéis, de acordo com ele, as feiras de negócio de São Paulo.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.