Ribeirão Preto, Quinta-feira, 23 de Setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região tem inverno mais seco da década

Choveu de 21 de junho até ontem somente 41 mm em Ribeirão e 22,2 mm em Franca, segundo a Defesa Civil

Primavera começa hoje sem chuvas, que só devem aumentar a partir de outubro, de acordo com o Inmet

Silva Junior/Folhapress
Garças e outros pássaros procuram alimento no leito que está quase seco do rio Grande, na altura do município de Icém

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

O tempo seco neste inverno, que terminou ontem, bateu recorde na região. Há dez anos Ribeirão Preto e Franca não registravam tão pouca chuva na estação.
De 21 de junho até ontem Ribeirão teve apenas 41 milímetros de chuvas. No mesmo período, o índice de Franca foi de 22,2 mm. Os dados são da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Só para comparar, a média de chuvas em maio é de 39,8 mm. Até então, o ano com o inverno mais seco havia sido o de 2003, quando choveu 43,8 mm em Ribeirão e 49,1 mm em Franca.
O mês mais crítico foi o de agosto, quando não houve chuva em nenhum dia nas duas cidades. Em julho, Ribeirão registrou 24,4 mm, índice que ficou próximo da média histórica de 24,5 mm.
Já em Franca, o total de chuva ficou distante do esperado, que era de 21,5 mm: choveu apenas 3 mm.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), setembro deve seguir seco. Estão previstas chuvas esporádicas e de pouca intensidade. Por isso, ainda haverá tardes com baixa umidade relativa do ar.
Hoje, início da primavera, será mais um dia seco. Não há previsão de chuva e o tempo deve ficar parcialmente nublado, com umidade em torno de 20% pela tarde.
A temperatura máxima deve atingir 37ºC e a mínima, 17ºC. Amanhã, há possibilidade de chuva à noite, mas haverá dias mais chuvosos só a partir de outubro.
Ainda assim, o volume de chuvas pode ficar abaixo da média pela influência do fenômeno La Niña.


Texto Anterior: 4 cidades batem previsão do Censo e 7 "encolhem"
Próximo Texto: Estiagem prolongada afeta os reservatórios de hidrelétricas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.