Ribeirão Preto, Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sampaio é reeleito presidente do PT

Eleição interna do partido teve baixa participação em Ribeirão Preto; apenas 615 dos 3.000 filiados votaram ontem

O ex-ministro Antônio Palocci Filho participou da votação e evitou falar sobre candidatura ao governo de São Paulo pelo partido

DOUGLAS SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O presidente do diretório do PT de Ribeirão Preto, Pedro de Jesus Sampaio, foi reeleito ontem com 61% dos votos -377 do total de 615 votantes.
Em segundo lugar ficou Fernando Tremura, com 105 votos, e Luís Fernando da Silva, com 66 votos, em terceiro.
O número de pessoas que compareceram foi baixo diante do total estimado de filiados, que chega perto de 3.000. Apesar dos números, Sampaio disse que a eleição teve um bom público se comparado com disputas anteriores.
"Essa é a média, nosso partido tem pessoas que moram longe e têm baixa renda, o que causa problemas na hora de votar, uma vez que a pessoa tem que estar em dia com as contas do partido", afirmou.
Ele contava com o apoio do ex-ministro da Fazenda e ex-prefeito de Ribeirão, Antônio Palocci Filho, além do único vereador do partido no município, Jorge Parada.
Sampaio agora terá o trabalho de articular o partido para alavancar na cidade a candidatura, ainda virtual, da ministra Dilma Rousseff à Presidência. O mandato segue até as eleições municipais de 2012 -neste ano os diretórios voltam a ter mandatos de três anos, e não mais de dois.
Outro desafio do presidente do PT será ajudar a estruturar o partido na região. Na eleição do ano passado, o PT perdeu representatividade em três das quatro principais cidades da região - Ribeirão Preto, Franca e Araraquara. Apenas em São Carlos conseguiu manter o comando do governo.
Em Ribeirão, o partido não chegou ao segundo turno e perdeu duas das três cadeiras que ocupava na Câmara.
Palocci, que chegou para votar na eleição interna por volta das 11h, acredita que a baixa representatividade do partido na região é cíclica. "Isso é normal, o momento não é o melhor. Vejo uma ascensão para 2010."
Para o deputado federal, o momento do partido é bom e o resultado estará "visível" nas eleições do ano que vem.
Já Sampaio disse que a prioridade do partido agora é criar estrutura para continuidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Temos que abrir caminho para Dilma, que é uma pessoa razoavelmente desconhecida. Por isso, temos que torná-la mais conhecida", disse.
De acordo com o presidente do PT em Ribeirão, o objetivo do partido é alavancar a candidatura da ministra. "Temos que colar o sucesso do governo de Lula na Dilma, e não o Lula na Dilma. Ela vai dar continuidade ao governo atual."
Sobre as especulações em torno da possível candidatura ao governo estadual, Palocci disse que a disputa federal é prioridade, por enquanto. "O momento é de definir os candidatos à Presidência. No começo do ano vem falamos sobre o governo do Estado", disse.


Texto Anterior: Lucro de prefeituras com pedágios sobe 5,39%
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.