Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Terapia no HC traz sobrevida ao paciente com doença intestinal

DA FOLHA RIBEIRÃO

De difícil diagnóstico e com poucas pesquisas voltadas para essa área, a Síndrome do Intestino Curto (SIC) é tratada com sucesso por um grupo de pesquisadores do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto, o que tem garantido uma sobrevida de até 15 anos aos doentes.
"O índice que temos aqui é equivalente ao de países desenvolvidos. Fomos um dos primeiros grupos a trabalhar especificamente nessa questão e os resultados têm sido muito positivos", disse o coordenador do grupo do HC, Júlio Sérgio Marchini.
Segundo o médico, a síndrome é causada por um infarto do intestino, que fica parcialmente comprometido. "O intestino delgado é retirado e, a partir disso, o paciente não consegue absorver mais nutrientes dos alimentos", disse.
O tratamento introduz um cateter no tórax do indivíduo, através do qual ele recebe um medicamento que garante uma nutrição adequada ao organismo.
Para isso, o paciente fica internado durante uma semana e volta, em média, a cada dois meses. "É como se fosse uma dispensa de alimentos. A pessoa fica aqui internada para ter essa nutrição e depois passa de um a dois meses em casa, com vida normal", disse Marchini.
O aposentado João Soares de Andrade, 64, faz o tratamento há nove anos no HC. Quando teve a síndrome, a chance de sobreviver era pequena. "Eu me sinto bem e como de tudo. Vou testando alimentos. Se me faz mal, evito. Se não, como normalmente, até feijoada", disse.


Texto Anterior: Educação: UFSCar abre 57 vagas neste ano para pessoas refugiadas
Próximo Texto: Região perde R$ 38 mi de repasse de FPM em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.