Ribeirão Preto, Segunda-feira, 24 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

4ª Virada Cultural atrai cerca de 170 mil

Estimativa é soma das 4 cidades da região; evento em Araraquara bate novo recorde de público e atrai 86,5 mil

A atração internacional Manu Chao foi o maior destaque na região: levou 17 mil pessoas à praça Pedro de Toledo

Edson Silva/Folha Imagem
Artista da Cia. Base de Teatro se apresenta em balão no Parque Permanente de Exposições, durante a Virada Cultural

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

A 4ª edição da Virada Cultural Paulista teve a participação de pelo menos 170 mil pessoas na região, segundo estimativa inicial das prefeituras e organizadores.
Araraquara repetiu o feito de 2009 e foi a recordista desta edição: levou 86.500 pessoas. No ano passado, Ribeirão Preto, Franca e Araraquara somaram 136 mil.
A atração internacional Manu Chao foi o destaque da região: levou cerca de 17 mil pessoas à praça Pedro de Toledo, ontem, em Araraquara.
Em sua estreia na Virada, São Carlos atraiu 30 mil pessoas -segundo estimativa da prefeitura. O encerramento com o cantor Lobão reuniu em torno de 5.000 pessoas.
Em Ribeirão Preto, a estimativa é que 18 mil pessoas foram ao Parque Permanente de Exposições durante as 24 horas do evento e mais de 8.000 participaram de atividades no Teatro Municipal e no Sesc. Não há balanço dos visitantes das exposições.
Já em Franca, o balanço parcial apontava um público de 28 mil pessoas até o fim da madrugada de domingo -em 2009, o evento fechou com 47.300 participantes.
No sábado, o evento que atraiu maior público foi o show do Falamansa, quando 6.500 espectadores foram assistir ao grupo de forró no Ginásio Pedrocão.
Já em Ribeirão, a Virada começou tímida. A primeira atração no Teatro Municipal começou pontualmente, às 18h, e atraiu cem pessoas para ver o espetáculo de dança Tateando com os Pés -o teatro tem 515 lugares.
A primeira atração no Parque Permanente de Exposições foi a cantora Paula Lima, às 19h30, que, apesar da animação, atraiu pouco público. O local, que pode abrigar até 10 mil pessoas, recebeu 500 espectadores, segundo dados da assessoria do Estado.
"Acho que a logística acaba não favorecendo para as pessoas virem aqui. É uma pena, porque a Virada acaba não cumprindo sua função, que é a de levar cultura ao público", disse a professora Marjorie Fauvel, 39, que curtiu o som de Paula Lima.
O balanço final do evento será divulgado hoje pela Secretaria do Estado da Cultura. No total, o governo investiu 6,5 milhões na 4ª Virada Cultural Paulista.


Texto Anterior: R$ 500 mil: Ribeirão terá abrigo para mulheres
Próximo Texto: Titãs atrai mais público em Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.