Ribeirão Preto, Quinta-feira, 24 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em vídeo, calouro lambe o pé de colega

Outro aluno é obrigado a tomar cerveja em tênis; imagens foram feitas em competição na USP de São Carlos

Entidades acadêmicas dizem que participantes são da Unicamp; as duas universidades afirmam que vão apurar o caso

Reprodução
Estudante lambe o pé de colega na USP de São Carlos

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Calouros da Unicamp teriam sido obrigados a tomar cerveja em tênis sujo e a lamber pé de veteranos durante torneio na USP de São Carlos.
Essas e outras imagens bizarras aparecem em vídeos que circularam ontem no site YouTube. No fim da tarde, os vídeos foram retirados do ar.
O ritual foi gravado durante o 21º Intercomp, evento que reuniu estudantes de ciências da computação do Estado de 3 a 6 de junho.
Representantes das duas universidades informaram que estão apurando quem são os participantes do vídeo e quais as possíveis infrações cometidas. As punições podem variar de advertência à expulsão dos envolvidos.
As imagens mostram jovens recebendo ordens para achar ingredientes para uma "receita especial": o "file faraônico ao caldo espartano". Entre os itens, estão bitucas de cigarro, tatu-bola e centopeias. As ordens eram dadas por um suposto veterano, que aparece com dois colegas, um usando uma fantasia de soldado romano e outro vestido de cozinheiro.
Nas imagens, os supostos calouros não aparentam constrangimento. Na página do Orkut, site de relacionamentos, há comentários de pessoas que gostaram de cenas em que os calouros comeram o prato com insetos.
O Caaso (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira), que representa os estudantes da USP, informou que não há alunos do campus nas imagens.
O diretor do instituto, José Alberto Cuminato, disse que ainda não viu todas as imagens. "Preciso ver se foi filmado dentro da USP, na frente do centro de eventos ou se foi do lado de fora."
Em nota, a Unicamp disse que soube ontem e que irá apurar a participação de alunos. "Caso fique comprovado o envolvimento dos alunos em atos de abuso, o fato será tratado de acordo com as normas da instituição."



PASQUALE CIPRO NETO
A coluna é publicada no caderno Copa 2010 durante o Mundial


Texto Anterior: Assembleia é realizada com portas fechadas
Próximo Texto: Painel Regional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.