Ribeirão Preto, Sexta-feira, 24 de Junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vigilância irá inspecionar Walmart só na segunda

Sem equipe de plantão, órgão da prefeitura não pode fazer vistoria

Rede diz que mantém "procedimentos rigorosos para assegurar a excelência" de serviços e produtos

Silva Junior/Folhapress
Fachada do Walmart, no Novo Shopping, onde foram capturados animais em armadilha conhecida como ‘gatoeira’

DE RIBEIRÃO PRETO

A Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto fará uma vistoria no supermercado Walmart, no Novo Shopping, apenas na próxima segunda-feira, após a rede confirmar que captura gatos no depósito do estabelecimento.
O órgão da prefeitura alega que não tem equipes de plantão para realizar a inspeção durante o feriado prolongado. A vigilância irá checar se a presença dos animais oferecem risco aos consumidores que compram produtos guardados no depósito do supermercado.
Após receber denúncias anônimas, a Delegacia de Proteção Animal investiga o Walmart por suspeita de maus-tratos em gatos.
Na terça-feira, a delegacia achou uma "gatoeira" -armadilha usada para capturar gatos-, mas não havia vestígio da morte dos animais no depósito, como apontavam as denúncias.
Em nota, a rede confirmou que captura os animais "para conter o avanço de gatos em seu depósito", mas negou a matança. Segundo o Walmart, os gatos apreendidos foram doados a funcionários.
Para a polícia, funcionários disseram que os gatos foram entregues a uma ONG. Eles serão ouvidos na delegacia na próxima semana.
A rede também informou que mantém "procedimentos rigorosos para assegurar a excelência" dos produtos.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) condena a captura, que só poderia ter sido feita por técnicos. De acordo com o órgão, a presença dos gatos poderia ter sido evitada com medidas simples, como castração e orientação.
O CCZ não acolhe gatos adultos sadios, somente filhotes ou animais doentes.
O Procon informou que quem se sentir lesado por comprar produtos com vestígios de animais deve acionar a Vigilância Sanitária.


Texto Anterior: Em Ribeirão Preto, 80% dos processos da ANS são de SP
Próximo Texto: Araraquara pede barracões da rede ferroviária
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.