Ribeirão Preto, Quinta-feira, 24 de Setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARARAQUARA

Lei que "chipa" os animais é regulamentada

DA FOLHA RIBEIRÃO

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), regulamentou a lei de proteção aos animais, aprovada na Câmara em 2007.
Um dos pontos mais importantes da lei é a castração de animais -abandonados ou por vontade de seus donos-, seguida pela colocação de um chip de identificação em cada um deles, segundo Adriano Mattos, presidente da Appa (Associação Araraquarense de Proteção aos Animais), entidade civil que incentivou a aprovação do projeto.
Apesar de vários pontos, como o sistema público de castração de animais, já serem adotados na cidade, a regulamentação é importante "para torná-las uma política oficial", diz Mattos.
Cerca de 40 animais passam por esse procedimento todas as semanas e a meta é que, no futuro, todos os animais domésticos da cidade estejam chipados.
A colocação do equipamento, que custa R$ 10, estimula o cumprimento de outro objetivo da lei, a posse responsável. "A pessoa que adota ou compra um animal, é responsável por ele. Se depois solta na rua, com a identificação eletrônica é fácil encontrar o responsável", diz.
Inicialmente, não estão previstas multas para os que infringirem o conceito de "posse responsável".



Texto Anterior: Mundo animal: Bosque de Ribeirão ganha 3 novas corujas
Próximo Texto: Foco: Animais soltos causam risco ao trânsito e provocam acidentes em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.