Ribeirão Preto, Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Ribeirão não cumprirá meta de exame de câncer de útero

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto não deverá cumprir este ano a meta de que 30% das mulheres com idade de 25 a 59 anos façam o exame papanicolau, o principal recurso para combater o câncer de colo de útero.
Depois do câncer de mama, é o tipo de câncer feminino que mais mata, apesar de 100% curável se for diagnosticado a tempo. Ribeirão alcançará de 20% a 21% da meta, segundo a ginecologista Pilar Cacheira, do programa Saúde da Mulher. Nos outros anos, o município também não atingiu a projeção: em 2006 chegou a 20% (a meta era 27%) e, no ano passado, a 19% (o objetivo era 30%).
De acordo com a médica, ainda falta uma maior sensibilização da população e dos próprios profissionais de saúde sobre a doença.
Até hoje, o Núcleo de Saúde 5 da USP (Universidade de São Paulo), no Monte Alegre, está mobilizando as mulheres do bairro para o exame. Das 671 mulheres pesquisadas que moram no entorno da unidade de saúde, 189 não têm o exame em sua ficha médica -outras 174 nem sequer têm cadastro.


Texto Anterior: Saneamento: Cetesb denuncia trabalho de catadores no lixão de Araraquara
Próximo Texto: Araraquara: Em oficina, PM encontra carga roubada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.