Ribeirão Preto, Domingo, 24 de Dezembro de 2000

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COMPORTAMENTO
Ex-dono do Pinguim, Albano é considerado um dos responsáveis pela fama de ser o melhor do país
Fim do Albano's abala mito do chope

ADEMAR MARTINS FERREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A cidade de Ribeirão Preto perdeu um pouco do charme de ser considerada a capital do chope com a morte do "criador" dessa marca, Albano Celini, e o fechamento da choperia que levava seu nome, o Albano's.
A choperia, que ficava na avenida Presidente Vargas, na zona sul, encerrou as atividades em junho deste ano e foi uma aposta de Albano na diversificação e expansão do seu padrão especial de chope.
Albano também foi proprietário da choperia Pinguim. Ele comprou o estabelecimento em 1965, modernizou-o e foi o principal responsável pela criação da fama de melhor chope do país.
Em 1993, o empresário deixou o Pinguim e criou sua própria casa, o Albano's, com o plano de inovar, concorrer com sua antiga choperia e criar franquias.
Em pouco tempo, o Albano's se tornou um ponto de referência na cidade e passou a ser frequentado por pessoas importantes, como prefeitos, políticos e empresários do município e da região.
Depois da primeira tentativa, fracassada, de montar uma franquia em conjunto com a cervejaria Antarctica no Novo Shopping, Celini decidiu trocar de fornecedor e passou a servir chope da marca Schincariol.
Muitas pessoas dizem que, mesmo com a mudança de fornecedor, o sabor do chope permaneceu o mesmo. "O chope do Albano's era o que era por causa da arte do seu proprietário", disse Regina Célia Salomão, enquanto frequentava o Pinguim.
A casa teve queda de público desde a mudança do fornecedor da bebida e passou a ser alugada para festas particulares.

Lenda
Celini é apontado por muitos como o inventor da lenda, que persiste até hoje, de que uma serpentina liga a fábrica da Antarctica ao Pinguim, localizado na praça 15 de Novembro.
A lenda consiste na existência de um acordo entre a cervejaria e a choperia, o qual previa o fornecimento direto, de dentro da fábrica para a casa, numa distância de cerca de 800 metros.
A história teve fim com a decisão da Antarctica de transferir para Jaguariúna a sua produção de cerveja e com a venda, este ano, da unidade para a Molson Inc., em um negócio de US$ 213 milhões.

Dupla morte
Com a morte do "Sr. Albano", no início do ano, os filhos, que passaram a administrar a casa, decidiram fechá-la.
Os planos de criar franquias em Ribeirão Preto e fora da cidade estão enfrentando problemas.



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