Ribeirão Preto, Sexta-feira, 24 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eu sou voluntário

Exército de pessoas que "fazem o bem" é incontável, mas o Centro do Voluntariado de Ribeirão já capacitou pelo menos 1.500

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Não tenho tempo. Ainda sou jovem, farei isso quando me aposentar. Agora que estou velho, eu vou é cuidar dos netos. Não tenho nenhum dom especial. Não sigo nenhuma religião.
É provável que frases assim passaram pela sua cabeça ao começar a ler esta reportagem sobre voluntários.
As histórias de Adriano, Carmo, Nice e Dulce, no entanto, talvez ajudem a ampliar a sua visão.
Aos 29 anos, Adriano deixa o churrasco e o futebol para contar histórias a crianças em hospital. Já Carmo não pinta o rosto nem faz gracejos: apenas se senta e ouve idosos solitários.
Nice, até os 70 anos, ainda se arriscava no trânsito para levar crianças de creche até o médico. E Dulce não passa pela calçada sem abordar moradores de rua e lhes socorrer (leia textos ao lado).
Não há uma estatística confiável para o exército de voluntários de Ribeirão, a maioria anonimamente, ligados ou não a uma instituição.
O Centro do Voluntariado de Ribeirão Preto, criado há 11 anos, já "formou" em cursos de capacitação pelo menos 1.500 pessoas, segundo a presidente da entidade, Mariana Jábali.
Hoje, o Centro do Voluntariado mantém 255 voluntários em cinco atividades. Elas vão desde contadores e ouvidores de história até atividades das mais simples.
É possível ajudar em casa, sozinho. É o caso dos digitadores de cupons da Nota Fiscal Paulista, que cadastram notas para transferir recursos a favor de entidades.
Se você deseja em 2011 repensar as frases do começo deste texto, pode procurar o Centro do Voluntariado (0/xx/16/3635-1739) ou fazer sua parte solitariamente.


Texto Anterior: Foco: Usuários do Leite Lopes driblam a ameaça de greve
Próximo Texto: Adriano Nunes, 29: "Meus amigos dizem que eu quero mudar o mundo"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.