Ribeirão Preto, Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

Painel Regional

MARCELO TOLEDO (interino) - painelregional@uol.com.br

Contra-ataque

A Promotoria do Meio Ambiente, ONGs ambientalistas como a SOS Mata Atlântica e a Pau-Brasil, o MST e a USP promovem na próxima sexta na Câmara de Ribeirão um ato público como resposta à tentativa de reforma no Código Florestal, defendida pela bancada ruralista no Congresso. Uma das principais críticas à legislação é a exigência mínima de 20% de cobertura vegetal por propriedade. Para o promotor Marcelo Goulart, o ato é um contraponto à "proposta ruim do ruralismo brasileiro" que está na "contramão do atual momento histórico, quando há aquecimento global e eventos climáticos decorrentes da degradação do meio ambiente."

Revisão. Em Ribeirão, vai acontecer no próximo dia 3 uma das audiência públicas da comissão especial da Câmara dos Deputados que trabalha na reforma do Código Florestal. Entre as principais propostas, além da revisão dos 20%, está a de garantir a manutenção das áreas produtivas que já estão consolidadas.

Trânsito. A Prefeitura de Jaboticabal usará os agentes de trânsito municipais para punir o motorista que jogar lixo em ruas e terrenos. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos aguarda denúncias da população.

Punição. O Código de Trânsito Brasileiro prevê pena ao motorista que arremessar lixos ou objetos. A lei também pune quem abandonar objetos que causam danos às áreas públicas ou privadas. Nos dois casos, a infração é média, com multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.

Limpeza. Desde o início do ano, Jaboticabal colocou cem agentes e oito caminhões nas ruas para "limpar" as ruas, calçadas e córregos da cidade. Apesar da iniciativa, a reportagem flagrou, no início do ano, uma área localizada ao lado do aterro municipal com cerca de 8.000 pneus velhos depositados a céu aberto, sem cobertura.

Desinteresse. Ainda é baixa a adesão dos motoristas de Franca que têm carros recolhidos no pátio municipal para retirá-los. Vence nesta semana o desconto oferecido na taxa de estadia dos veículos. O pátio já atingiu quase o seu limite, de 3.500 vagas.

Entra e sai. O benefício passou a valer desde o último dia 13. Até a última quarta, apenas 146 carros, motos e caminhonetes foram retirados do pátio. Em compensação, entraram 126 veículos. O desconto reduz a diária para a metade.

com JULIANA COISSI e VERIDIANA RIBEIRO


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.