Ribeirão Preto, Sábado, 25 de Junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Umidade do ar baixa traz estado de atenção

Em cinco dos últimos oito dias em Ribeirão, taxa ficou abaixo de 30%

Nível mais crítico no período foi registrado no tarde do último sábado: 25%; frente fria deve melhorar clima


DE RIBEIRÃO PRETO

Com dias quentes e sem perspectiva de chuva, Ribeirão Preto registra queda nos níveis de umidade do ar desde sábado passado.
Segundo a Cetesb, a taxa ficou abaixo de 30% em cinco dos oito últimos dias, o que significa que a cidade entrou em estado de atenção.
O nível mais crítico do período foi registrado às 15h de sábado: 25% de umidade.
Em casos como esse, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a interrupção de atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h, período com maior incidência de poluentes.
Entre os problemas decorrentes da baixa umidade estão complicações alérgicas e ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Alérgica à poeira e ao material proveniente de queimadas, a cabeleireira Márcia Elisa Moraes, 45, aplica soro fisiológico no nariz e bebe muita água para amenizar o mal-estar.
Cuidados com hidratação não foram suficientes para evitar que a filha da dona de casa Tatiana Cristina Leal, 28, ficasse doente. "O tempo seco fez "atacar" a faringite dela. O médico falou que ela precisa fazer inalação até a semana que vem", afirma.
Para evitar problemas respiratórios, Tatiana passou deixou de fazer os exercícios pesados nos horários mais quentes do dia. "Agora, só no horário em que bate sombra na academia do parque".

FRENTE FRIA
De acordo com a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Helena Balbino, uma frente fria que deve chegar hoje ao Estado deve aumentar a umidade do ar e derrubar as temperaturas.
Entre domingo e segunda-feira, elas vão oscilar entre 13ºC e 20ºC. Na terça, a temperatura volta a subir.


Texto Anterior: Outro lado: Serviço nas ruas do município não está suspenso, afirma prefeito
Próximo Texto: Pneumologista recomenda mais hidratação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.