Ribeirão Preto, Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova gripe rompe a barreira dos 100 casos na região de Ribeirão

Jovem de Américo Brasiliense é o oitavo a morrer por causa da gripe suína

LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A região de Ribeirão rompeu a barreira dos cem casos confirmados de gripe suína, com oito mortes em seis municípios. Em 16 cidades há registro confirmado do influenza A (H1N1).
A mais recente vítima é um jovem de Américo Brasiliense de 18 anos que morreu na madrugada de domingo devido à nova doença, depois de ficar três dias internado no Hospital São Paulo, em Araraquara.
Segundo o hospital, Diogo Alexandre de Freitas, que trabalhava na colheita de laranja, deu entrada na última quinta com quadro de insuficiência respiratória e foi encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O quadro piorou e ele morreu três dias depois.
A Secretaria da Saúde de Américo foi notificada ontem. "Ele se queixou de dores no peito e nas costas. O primeiro diagnóstico foi de dor de garganta. Foi medicado, mas se sentiu mal de novo", disse o avô de Freitas, Valdir de Freitas, que disse que o neto era "forte" e sem problemas preexistentes.
O caso é o primeiro da cidade, que tem ainda duas pessoas com suspeita da doença -um garoto de 11 anos e uma mulher de 32. Os dois pacientes estão internados em um hospital particular de Araraquara desde o fim da última semana.
Na região, Ribeirão é a cidade que tem mais casos confirmados da nova doença, 76. A cidade também lidera o número de mortes de gripe suína, com três casos -dois jovens com deficiência mental e uma menina de oito anos. De acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica, 47 pessoas estão com suspeita da nova doença. Três surtos foram confirmados na cidade e dois óbitos aguardam resultados de exame -um jovem de 19 anos e um homem de 62.
Em seguida aparecem Franca, com oito casos confirmados, e Orlândia, com sete. Além de Ribeirão e Américo, as outras quatro mortes foram registradas em São Carlos, Barretos, Ibitinga e Buritizal.


Texto Anterior: Revitalização: Avenida Francisco Junqueira terá arco de flores
Próximo Texto: Entidade muda rotina após surto de nova gripe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.