Ribeirão Preto, Domingo, 26 de Outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Estado, erosões atingem 200 municípios, afirma IPT

DO ENVIADO A MONTE ALTO

As voçorocas não são exclusividade da região de Ribeirão Preto. De acordo com o IPT, 200 municípios do Estado de São Paulo apresentam atualmente problemas com erosões.
O pesquisador do IPT Gérson Salviano de Almeida Filho afirmou que essas 200 localidades têm problemas de erosão urbana -sem contar as rurais. "Enquanto conserta uma, acaba surgindo outra. Não pode pensar só na erosão, tem que pensar na bacia toda", disse. O Estado tem 645 municípios.
De acordo com ele, o melhor meio de combater as voçorocas é trabalhar na prevenção. "Na abertura de novos loteamentos, o loteador tem que colocar toda a infra-estrutura, lançar o escoamento das águas em pontos estáveis e não ocupar totalmente o lote. Mas ninguém quer deixar um espaço de terra para a água infiltrar", afirmou.
Para combater as voçorocas, principalmente no período de chuvas, o IPT tem um programa voltado também a problemas causados pela água em cidades litorâneas -como escorregamentos na Serra do Mar.


Texto Anterior: Onde há erosões
Próximo Texto: "Muitos foram embora e sinto medo", diz vizinha da cratera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.