Ribeirão Preto, Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Unaerp vai ter de cortar 32 vagas de medicina, diz MEC

Decisão prevê redução ainda em outras 11 faculdades particulares do país

Instituições tiveram nota baixa na avaliação em 2007; direção da universidade diz que recorrerá da decisão

Vinicius Oliveira/Folhapress
As estudantes de medicina Ana Santos (à esq.) e Fernanda Clivati em frente à Unaerp

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

O Ministério da Educação determinou que, a partir de 2011, a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) corte 32 vagas do curso de medicina. São 120 oferecidas a cada ano, segundo a instituição.
A medida surge como uma punição à Unaerp e a outras 11 universidades particulares por não terem cumprido integralmente o Termo de Saneamento de Deficiência.
No documento, as instituições se comprometeram a resolver problemas com o corpo docente e a carência de aulas práticas, pontos criticados por técnicos em visita.
Em nota, a Unaerp disse que cumpriu todas as indicações feitas pelo ministério e que vai recorrer da decisão (leia texto nesta página).
A decisão, publicada ontem no "Diário Oficial da União", aponta que no curso da Unaerp há deficiências quanto ao corpo docente.
Também vê falhas na "carga horária em urgência e emergência, na fragmentação do projeto pedagógico em especialidades e na inserção dos alunos na rede de saúde pública, com riscos à qualidade do internato."
Apesar de apontar que houve melhorias, diz que elas ainda não atingiram todas as metas. Sserão 512 vagas cortadas nas 12 faculdades particulares punidas.
A sanção refere-se a um processo de supervisão dos cursos que tiraram notas baixas no Enade (antigo Provão) em 2007 -em uma escala de zero a cinco, eles obtiveram notas um ou dois.
Alunas da Unaerp ouvidas pela Folha relatam que houve melhorias, principalmente nas aulas práticas.
"Reestruturaram o internato, melhoraram bastante os estágios e a qualidade e o número de pacientes", disse Fernanda Clivati, 23.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Argumentos são infundados, diz universidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.