Ribeirão Preto, Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Zona sul fica sem água por mais 10 dias

Problema afeta condomínios de alto padrão de Ribeirão Preto, que já sofrem com o problema desde quarta-feira

Desabastecimento normalmente afeta bairros da periferia; Daerp diz que filtro de captação foi rompido


GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO


Localizados em área nobre de Ribeirão Preto, condomínios da zona sul da cidade vão ficar sem abastecimento por até dez dias. Alguns deles já estão sem água desde quarta-feira passada.
O motivo do problema é o rompimento do filtro de captação do poço Aroeira, no Jardim Botânico. São nove condomínios de alto padrão, além de todo o bairro Jardim Botânico e da parte alta da avenida João Fiúsa.
Falta de água é um problema comum em bairros periféricos de Ribeirão. Na zona sul, os moradores disseram à Folha que nunca haviam passado pelo problema.
Segundo Joaquim Ignácio da Costa Neto, superintendente do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), pelo menos 30% dos 10 mil moradores da região estão sem água.
"Estamos tentando levar água do poço de captação da City Ribeirão, mas por questão de topografia não chega aos condomínios, que estão em parte alta", afirmou.

BANHO NA ACADEMIA
Para driblar a falta de água, moradores estão apelando até para a academia de ginástica na hora do banho.
"Estou desde a quinta-feira tomando banho lá. Não tem outro jeito", diz a psicóloga Renata Castelli Fernandes, 34, moradora de um prédio da João Fiúsa.
O marido de Renata, o administrador de empresas Marco Antônio Bianchi Junqueira, 35, também decidiu recorrer à academia.
No entanto, disse que pensa em se hospedar em um hotel com a mulher. "O problema não é só o banho, mas a questão higiênica como um todo", afirmou.
No condomínio Villa Jardim dos Hibiscos, moradores decidiram contratar ontem o serviço particular de um caminhão-pipa e rachar o pagamento entre si.
Um caminhão é dividido por 12 casas. Cada uma paga R$ 60 pelo serviço.
A aposentada Sandra Drago, 55, moradora do condomínio, disse que a família está se dividindo para tomar banho na casa de familiares.
"Fomos à residência da sogra do meu filho e da minha cunhada. O problema é que não dá para cozinhar", disse.
O problema começou na quarta-feira, quando o abastecimento ficou comprometido na zona sul. Já no dia seguinte, os moradores da região foram surpreendidos quando abriram a torneira e viram água misturada com barro.


Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.