Ribeirão Preto, Sábado, 27 de Novembro de 2010

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Supermercado prevê vender 10% mais

Estimativa do setor para Ribeirão considera o crescimento da renda da população mais pobre, nas classes C e D

Para alcançar objetivo, redes também investem em promoções; prêmios chegam a R$ 794 mil em três redes na cidade

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Os supermercados de Ribeirão Preto devem registrar crescimento de 10% nas vendas em dezembro com o Natal e o Ano Novo, se comparado com o mesmo período do ano passado. A estimativa é da diretoria regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
O aumento da renda da população, especialmente, nas classes C e D, é a principal alavanca para as vendas. "O aumento do poder aquisitivo das pessoas tem gerado impacto imediato no setor", diz o vice-presidente da Apas, Aurélio Mialich.
O otimismo também é resultado do bom faturamento registrado nos meses anteriores. "Estamos numa tendência ascendente e esperamos que as vendas de dezembro possam confirmar isso", disse Mialich.
O diretor comercial da rede Savegnago, José Sarrassini, afirmou que as 21 lojas do grupo espalhadas pela região estão preparadas para um aumento de até 25% nas vendas em relação a 2009. "A condição econômica do país tem favorecido e vamos atingir nosso objetivo."
No Mercadão da Cidade, os comerciantes também estão otimistas com as vendas de final de ano e esperam aumento de 20% a 30% em relação a 2009. Com relação a meses anteriores, esse aumento, segundo os lojistas, pode chegar a 50%.
"Estou aqui desde o começo [há três anos] e acredito que esse será o melhor Natal para a gente. Até reforcei os estoques para não deixar de atender aos clientes", disse a comerciante Luciana Souza Santos Silveira, 35.
E, para alcançar o faturamento, as redes de supermercados de Ribeirão investem em promoções. Em três delas -Savegnago, Mialich e Dez- serão sorteados prêmios no total de R$ 794 mil.
A rede Savegnago vai distribuir oito carros e 20 motos zero quilômetro, além de R$ 200 mil em barras de ouro.
A rede Mialich vai dar uma casa, oito geladeiras, oito máquinas de lavar, oito microcomputadores e oito TVs, enquanto a rede Dez Supermercados vai sortear oito motos e dois automóveis.

CONSUMO
Para o especialista em finanças da consultoria Moneyfit, Antonio De Julio, o aumento das vendas nos supermercados também envolve o gasto excessivo dos consumidores, o que pode se tornar uma preocupação para o orçamento familiar.
"O que o consumidor tem que ter em mente é que, além do supermercado "tradicional" do mês, tem esses gastos extras, que podem pesar bastante e comprometer o seu orçamento", disse.
O especialista afirmou que planejamento antes de ir ao supermercado é fundamental. A pesquisa também é válida. "Marque as ofertas e leve os folhetos de promoções. Alguns supermercados cobrem as ofertas diretamente no caixa, sem burocracia."


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