Ribeirão Preto, Sábado, 27 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

Após bate-boca, Araraquara inaugura Museu Ferroviário

DA FOLHA RIBEIRÃO

Pivô de um intenso bate-boca entre representantes da Prefeitura de Araraquara e um dos filhos mais ilustres da cidade, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o Museu Ferroviário será inaugurado hoje pelo prefeito Edinho Silva (PT), embora a abertura ao público deva ocorrer apenas no dia 5 de janeiro.
O motivo da discórdia, uma escada de metal em espiral, não foi retirado e integra o espaço, na Estação Ferroviária, prédio histórico que foi reformado por R$ 502 mil. Loyola alega que escada desfigurou o imóvel e disse que a obra "não é reforma, é demolição; não é restauro, é vandalismo; não é conservação, é arraso". A secretária de Desenvolvimento, Luciana Gonçalves, respondeu que o preconceito de Loyola é que é um ato de vandalismo.
O museu deve reunir acervo sobre a história da ferrovia, um dos pontos centrais da formação do município. Construído no início do século passado, o prédio da estação aguarda tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico).


Texto Anterior: Temporal no Natal desabriga pelo menos 25 pessoas em Ituverava
Próximo Texto: Trânsito: Queda de carro em córrego mata um e fere quatro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.