Ribeirão Preto, Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Botafogo enfrenta o Corinthians e tabu

Última vitória do clube diante do Corinthians em São Paulo foi em 1976; esquema deve ser defensivo

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Vencer o Corinthians hoje, às 22h, no Pacaembu, significará mais que a primeira vitória do Botafogo neste Campeonato Paulista. Em toda a história, a equipe de Ribeirão Preto derrotou o Corinthians atuando na capital paulista em apenas três oportunidades.
O último triunfo em São Paulo foi no longínquo 5 de agosto de 1976, pela segunda fase do Paulista: 3 a 0. De lá para cá, jogando na capital, foram dez vitórias do Corinthians e sete empates. No último duelo entre as duas equipes, em 2003, nova vitória corintiana: 2 a 0, mas no Santa Cruz.
Dentre todas as dez vitórias do Botafogo sobre o alvinegro, sete foram em Ribeirão- a última em 1991. O retrospecto do confronto, que começou em 1957 com uma goleada do Corinthians por 4 a 0, revela uma ampla vantagem da equipe da capital: enquanto perdeu dez vezes, o Corinthians venceu o Botafogo em 43 ocasiões, além de outros 31 empates.
Apesar da necessidade da vitória, o técnico Artur Neto deve mandar a campo uma equipe mais defensiva em relação à que perdeu na estreia e empatou no último domingo.
Um dos três atacantes que vinham jogando deve ser sacado para a entrada de um meio-campista de origem -Fábio ou Guilherme disputam a vaga. Na frente, Frontini, Tiago Silvy e Branquinho concorrem às duas vagas. Outra mudança certa é a entrada do zagueiro Fernando, no lugar de Júlio César, expulso no empate ante o Guaratinguetá, também no domingo.
O Botafogo luta para não se distanciar dos adversários na tabela. Com apenas um ponto conquistado, o time pode terminar a terceira rodada na zona de rebaixamento. Além disso, o clube já ostenta a pior defesa da competição, com seis gols sofridos em dois jogos.
O Corinthians, que esteve presente em uma das principais páginas da história do Botafogo, vai repetir a escalação que bateu o Bragantino no domingo, por 1 a 0.
Em 2001, as duas equipes chegaram à final do Paulista, mas o Botafogo perdeu a primeira partida, em Ribeirão, por 3 a 0. No jogo decisivo, no Morumbi, o 0 a 0 assegurou o título do Corinthians.


Texto Anterior: Leão pede alto e Daerp pode fazer nova licitação do lixo
Próximo Texto: Futebol: Em casa, Oeste busca primeira vitória na elite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.