Ribeirão Preto, Quinta-feira, 28 de Julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Franca confirma 1ª morte por meningite

Vítima foi jovem de 25 anos que passou mal domingo e morreu anteontem na Santa Casa

DE RIBEIRÃO PRETO

A Secretaria da Saúde de Franca confirmou ontem a primeira morte por meningite meningocócica neste ano na cidade. A vítima foi uma jovem de 25 anos que morreu anteontem de madrugada na Santa Casa após passar mal no domingo em Igarapava.
De acordo com o secretário da Saúde, Alexandre Augusto Ferreira, o Instituto Adolfo Lutz confirmou a doença depois de análise das amostras de sangue e líquor retiradas da vítima. Antes, a Santa Casa já havia confirmado o caso por meio de sua assessoria de imprensa.
Segundo o secretário, a Vigilância Epidemiológica já iniciou as ações de bloqueio da doença (administração de antibiótico) entre as pessoas que mantiveram contato próximo com a jovem.
Já em Ribeirão Preto, sete casos da doença foram registrados desde o início deste ano, com duas mortes.
Atualmente, há um caso confirmado em internação há cinco dias, segundo informou a Vigilância Epidemiológica da cidade.
De acordo com a médica infectologista Silvia Nunes Szente Fonseca, a vacina para prevenir a doença já está disponível na rede pública de saúde e pode ser tomada por crianças recém-nascidas. "É a melhor alternativa de prevenção", disse.
Outras maneiras são evitar o contato com pessoas contaminadas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo. Ela causa a inflamação das meninges -membrana que recobre o cérebro- e, se não for diagnosticada rapidamente, pode levar à morte.


Texto Anterior: Faria Lima já teve 15 mortos em 2011
Próximo Texto: Sarampo: SP recomenda buscar crianças não vacinadas em creches e escolas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.