Ribeirão Preto, Domingo, 28 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Franca, 186, torna-se polo de educação

Cidade tem 16 mil estudantes universitários em 4 instituições, o equivalente a cerca de 5% de sua população

Unifran é a maior universidade privada da região, com 11.131 alunos; metade vem de outras cidades e Estados

HÉLIA ARAUJO
ENVIADA ESPECIAL A FRANCA

Ao completar seus 186 anos, comemorados hoje, Franca se consolida como cidade referência na região em educação superior.
O município abriga hoje 16.620 universitários em quatro instituições de ensino, o que significa 5% dos seus 318.239 habitantes.
"Não tenho dúvidas de que estamos atravessando a melhor fase na história de Franca quanto à educação, principalmente a superior. Nunca tivemos tantos alunos nem tanto reconhecimento regional e até nacional", disse o prefeito de Franca, Sidnei Franco da Rocha (PSDB).
O goiano Cássio de Brito Carrijo, 21, é aluno do curso de relações internacionais há dois anos do campus de Franca da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).
Apesar das dificuldades iniciais que teve para se adaptar à nova cidade, Carrijo diz estar feliz na região.
"Eu não conhecia Franca, só tinha ouvido falar por ser a capital do sapato. Mas, quando prestei vestibular, fiquei na dúvida se vinha para cá ou iria para Marília. Acabei optando por Franca e estou feliz com a escolha."
Carrijo conta que, em sua sala de aula, dos 50 universitários, apenas um é nascido em Franca. "Tem muito mineiro e pessoas da região. O que é bom porque conhecemos várias pessoas de muitas cidades diferentes", diz.
Já Ronaldo da Cruz, 27, que faz mestrado na Unesp, veio de ainda mais longe: Ilhéus, no sul da Bahia.
"No início fiquei assustado, as relações sociais são diferentes. Nós nordestinos ainda temos proximidade com nossos vizinhos, por exemplo, e aqui isso não existe. Ainda assim vivo bem, a cidade é organizada."
Na Unifran (Universidade de Franca), a maior instituição privada de ensino superior da região, cerca de 50% dos 11.131 alunos são de outras cidades da região e até mesmo de outros Estados.
"Costumo dizer que Franca se tornou um polo de excelência em educação superior e a Unifran teve um papel fundamental nisso", disse a reitora da Unifran, Rosalinda Chedian Pimentel.
Segundo a reitora, nem mesmo outras regiões com universidades renomadas, como as de São Carlos e de Ribeirão, interferem no eixo educacional da instituição.
"O perfil do nosso alunado é diferente, mais de classes B e C, embora tenhamos alguns de classe A também."
Franca tem ainda outras duas instituições de ensino superior, Uni-Facef (Centro Universitário de Franca) e a Faculdade de Direito, ambas autarquias com parcerias com a prefeitura, o que garante mensalidades com valores mais baixos.
Para a secretária da Educação, Leila Haddad Caleiro, a presença dos alunos traz desenvolvimento para Franca. "Estamos muito bem servidos e cada vez mais com profissionais qualificados em várias áreas."


Texto Anterior: Equipamento fica pronto entre 8 e 18 meses
Próximo Texto: Anúncio do fechamento de escola tradicional revolta pais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.