Ribeirão Preto, Sexta-feira, 29 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre pai do técnico Hélio Rubens

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Morreu ontem de manhã, aos 92 anos, de insuficiência renal, em Franca, o ex-jogador de basquete Francisco Garcia do Nascimento, pai de Hélio Rubens, treinador do Vasco da Gama (RJ) e da seleção brasileira.
Chico Cachoeira, como era conhecido, teve uma parada cardíaca há um ano, e desde então, estava internado em sua casa. Ele foi um dos precursores do basquete em Franca.
Na década de 30, Chico Cachoeira ajudou a organizar cinco times de basquete na cidade. "Naquele tempo, o esporte era pouco difundido. Então, o grupo dele precisou formar esses cinco times para que houvesse adversários", afirmou Hélio.
Para montar a primeira quadra da cidade, Hélio disse que o grupo de seu pai saía nas ruas do município de madrugada à procura de construções, onde pegavam alguns tijolos. "Eles escondiam esses tijolos num local combinado e depois construíram a primeira quadra da cidade."
Chico Cachoeira também participou de algumas edições da corrida de São Silvestre de São Paulo. "Ele dizia que queria parar de correr, mas olhava para trás e via tanta gente, que aquilo o motivava a continuar", afirmou Hélio Rubens à Folha.
Segundo o técnico da seleção, quando Chico Cachoeira parou de jogar basquete, trabalhou como balconista e, depois, como representante de uma empresa de calçados da cidade.
"Ele chegava a ficar um mês longe de casa, pois ia até o Paraná de trem para vender calçados." O corpo de Chico Cachoeira foi enterrado ontem mesmo no cemitério da Saudade, em Franca.


Texto Anterior: Basquete: Sem contrato, Franca pode ter desmanche
Próximo Texto: Uniara contrata pivô da seleção brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.