Ribeirão Preto, Domingo, 29 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Nas provas de rodeio, peão "traiado" pratica seu idioma

DO ENVIADO ESPECIAL A BARRETOS

Todo "traiado", o peão vai para a festa, às vezes para ficar nos "bretes" ou para "moiá as palavras", enquanto o "abeia" vai para tentar se enturmar. Alguns usam "bruaca" e outros estão no parque somente para "jogar pedra nas pombinhas".
Não entendeu nada? As expressões entre aspas são de um "idioma" extra que existe em Barretos, durante a Festa do Peão de Boiadeiro, que termina hoje.
Trata-se do "peonês", falado fluentemente por amantes de rodeio e por freqüentadores do Parque do Peão.
Nas ruas do recinto, é comum encontrar pessoas de todos os cantos do país que falam esse "idioma", mas ele é a língua oficial mesmo é atrás dos bretes, local onde os touros e cavalos e peões ficam antes de se "digladiarem" na arena.
Normalmente, diz-se que os peões com roupa country (bota, calça jeans, fivela grande, chapéu e camisa xadrez) estão "traiados".
"É o mundo em que a gente vive. Crescemos ouvindo isso e, em casa ou nos rodeios da vida, falamos assim", disse o peão mineiro Carlos Roberto da Silva.
Um grupo de amigos que visitava o Rancho do Peãozinho na semana passada disse que as expressões de Barretos são incomuns somente para quem nunca conviveu com o meio rural.
"É coisa de "abeia" [risos]. É muito engraçado quando a gente vê as pessoas tentando parecer que são do meio, mas se vestem de um jeito que não tem nada a ver", disse o técnico agrícola Claudiomiro Rosa, de Campinas.
Seu colega João Carlos Queiroz, engenheiro agrônomo, disse que usa o "idioma" não apenas na festa do peão, mas também no dia a dia. "Não adianta tentar mudar nossa origem."


Texto Anterior: Campeão em touros hoje leva US$ 100 mil
Próximo Texto: Glossário da festa do peão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.