Ribeirão Preto, Sexta-feira, 29 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Recenseador inventa dados e Patrocínio reconta população

O Censo 2010 apontou 12.898 pessoas no município, mas prefeitura esperava 13.500

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

Um recenseador forjou dados em pelo menos dez residências de Patrocínio Paulista e obrigou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a refazer a contagem em parte do município.
Segundo o escritório do instituto em Franca, cerca de 300 casas -correspondente a um dos 15 setores estipulados pelo IBGE- estão sendo revisitadas por dois supervisores para corrigir a falha. A cidade tem 4.000 imóveis.
"Em vez de colocar domicílio fechado, ele inventou os dados [para não ter que voltar ao local]", disse Miriam Spagnolo, coordenadora do IBGE que responde por Patrocínio. A nova contagem deve ser concluída ainda nesta semana.
O IBGE não divulgou as medidas contra o recenseador, mas a Folha apurou que ele deve ser demitido.
O Censo 2010 apontou 12.898 pessoas em Patrocínio, ante as 13.500 esperadas pelo município.
A fraude foi descoberta após muitas pessoas reclamarem que não tinham sido visitadas, segundo a prefeitura, que esperava uma população maior devido à alta de atendimentos em saúde e ao crescimento de bairros.
Quanto maior a população, maior é a verba repassada pelo Estado por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
O analista do IBGE de São Paulo José Roosevelt disse que outros episódios semelhantes podem ter ocorrido, mas, segundo ele, a revisão de dados feita pelos supervisores diminui muito as chances de erro.
RODOLFO TIENGO

Texto Anterior: Saiba mais: Raduan Nassar vive recluso em fazenda de SP
Próximo Texto: Serviço: Poupatempo de Araraquara será inaugurado hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.