Ribeirão Preto, Quarta-feira, 29 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Câmeras vão monitorar interior de ônibus

A Turb, uma das concessionárias em Ribeirão, iniciou a instalação dos equipamentos

LUIZA PELLICANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO


Em busca de segurança para motoristas e passageiros, a Turb, uma das três empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Ribeirão Preto, está implantando câmeras para monitoramento em seus ônibus.
A previsão é que até março de 2011 todos os 105 ônibus da empresa estejam com o equipamento -atualmente 25 já estão instalados.
A Turb foi a empresa mais foi assaltada em 2010. De janeiro até 26 de dezembro foram 120 casos, média de dez por mês, ante 51 da Rápido D'Oeste e 25 da Transcorp.
Segundo o encarregado da tesouraria da Turb, Marcelo Francisco Rosa, a colocação das câmeras custou aproximadamente R$ 1.400 em cada ônibus. "Investimos para coibir furtos e vandalismo dentro dos ônibus. Começamos também a estudar a implantação de câmeras no lado externo dos ônibus."
O centro de controle e monitoramento foi montado dentro da empresa -as imagens serão acompanhadas em tempo real e a ação do assaltante será gravada.
"Já começamos a monitoração em sistema de teste. Ainda faltam alguns ajustes", afirmou Rosa.
O presidente da Transurb, entidade que representa as empresas de ônibus, Roque Felício, diz que as outras empresas estudam a implantação do sistema, mas que o custo é alto. "Há interesse, mas hoje não é viável."
Além de prevenção, a Turb está se antecipando a uma possível exigência da licitação do setor em 2011.
Um projeto de lei apresentado pelos vereadores Maurílio Romano (PP) e Walter Gomes (PR), em maio de 2009, exige que as empresas participantes do processo de licitação para o transporte público na cidade deverão já ter o sistema de câmeras.
Segundo o diretor de transportes da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.), José Mauro Araújo, a iniciativa da Turb será estudada. "Caso o resultado seja positivo podemos avaliar a exigência de monitoramento durante a licitação."


Texto Anterior: Região também tem opções de festas grátis
Próximo Texto: Ônibus: Rastreio por GPS começará em janeiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.