Ribeirão Preto, Domingo, 30 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jovens propagam a tradição da família

Grupos ganham "fôlego" e se reinventam com a nova geração, que toca instrumentos e até quer montar projeto

Estudante diz temer fim de grupos e altera a batida das músicas para deixá-las contagiantes e atrair os jovens

Vinícius Oliveira/Folhapress
Integrantes da Companhia de Terno de Reis Taquaras, de Camboriú, que vai se apresentar hoje em Ribeirão Preto

DE RIBEIRÃO PRETO

Motivados por sua família, jovens têm se interessado pela Folia de Reis e contribuído com novas letras e sons. A antiga tradição ganha fôlego na nova geração que participa e ajuda a difundir o ritual.
É o caso da estudante de letras Susy de Souza Alves, 18. Há pouco mais de um ano, ela participa com frequência da Folia de Reis do pai, a Cia. Irmãos Adolfo. Entusiasmada, já levou amigas para conhecer a tradição.
Ao lado do pai, da avó e de primos, Susy faz parte do coro e disse que se "arrisca" a tocar percussão. Já gravou música com a avó e quer montar um projeto para atrair pessoas da sua idade.
"Tenho um pouco de medo de acabar porque parte das pessoas que compõem a Folia de Reis são mais velhas. É interessante buscar gente jovem. Tento deixar mais contagiante para que não atraía só pelo conteúdo, mas também pela batida."
Na casa da estudante de pedagogia Aline da Silveira, 21, ela e os três irmãos não perdem a Folia de Reis em Santo Antônio da Alegria.
"É uma tradição muito bonita. Quando tiver filhos, quero ensiná-los", afirmou.
De acordo com Aline, a devoção faz seu irmão mais velho sair de Sumaré, distante cerca de 260 quilômetros, para participar da folia.
A Companhia de Terno de Reis Taquaras, de Camboriú (SC), também espera perpetuar a tradição com o apoio da família. "Tenho um filho de 13 anos que já toca seu violão e participa quando pode. Falei com ele por telefone e ele me perguntou: "Não vai vir me buscar para tocar, pai?", conta João Batista Conceição, 36.
(LS)


Texto Anterior: Folia de Reis se renova para atrair adeptos
Próximo Texto: Mudanças ajudam a perpetuar tradição, dizem pesquisadores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.