Ribeirão Preto, Domingo, 30 de Maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Prova padrão" na rede municipal gera críticas de docentes

Temor é que a avaliação não considere as diferentes realidades de escolas e turmas

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

A aplicação de uma prova padronizada para todas as escolas da rede municipal de Ribeirão Preto tem gerado crítica de alguns docentes e preocupação com os níveis de repetência ao fim do ano.
Chamada de avaliação interna, a prova, de múltipla escolha, será aplicada a cada trimestre -a primeira foi feita no início deste mês.
A nota servirá para compor a avaliação do aluno -ao lado de trabalhos e provas feitas pelo professor- e determinar a retenção ou não do aluno na mesma série.
Segundo o presidente da seccional da Educação do Sindicato dos Servidores Municipais, Donizeti Aparecido Barbosa, alguns professores contaram que os alunos estavam em um nível abaixo do que pedia a prova. "É provável que haverá mais retenções, porque, ao se basear mais na nota dessa avaliação, o aluno pode não obter nota suficiente."
Professora da escola Dom Luiz do Amaral Mousinho e secretária do Conselho Municipal de Educação, Adriana de Bortoli Gentil também vê problemas.
"Como aplico a mesma prova para um aluno de EJA do Mousinho, que quer um curso técnico ou uma faculdade, e para outro do Ribeirão Verde, ainda no início?"
Coordenador do núcleo de avaliação da secretaria, Luís Lopes disse que o banco de questões da avaliação interna foi feito em conjunto com docentes de cada disciplina, de forma democrática. Afirmou ainda que é a escola quem decide o peso que essa prova terá na nota final.


Texto Anterior: Expansão deverá se repetir na zona leste
Próximo Texto: 4 times da região jogam hoje pela 2ª Divisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.