Ribeirão Preto, Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado quer Bauru como nova capital de SP

Gilson de Souza (DEM), apresentou um projeto na Assembléia sobre o tema

Parlamentar, que é de Franca, diz que município seria ideal por ficar no centro geográfico de SP; prefeito de Bauru aprova


GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

O deputado estadual Gilson de Souza (DEM) quer transferir a capital do Estado para Bauru (329 km de São Paulo), cidade com 355.675 habitantes, de acordo com a estimativa populacional do IBGE para 2008.
Souza, que é de Franca e tem base eleitoral na região, apresentou projeto de resolução em que propõe a criação de uma comissão na Assembléia Legislativa para analisar a mudança. Ele diz ter duas motivações: 1) Bauru fica no centro geográfico do Estado; e 2) a cidade de São Paulo já está "no limite". "Imagine São Paulo daqui a dez anos", questionou.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça no dia 22 e agora será apreciado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia. De acordo com Souza, a medida iria beneficiar o interior e não atrapalharia São Paulo.
A tarefa de mudar a localização geográfica da capital, de acordo com ele, teria de ser feita em três etapas. O projeto de resolução 8/08 é a primeira delas. "Depois, vou apresentar outro projeto de resolução para que seja feito um plebiscito. Depois, faríamos um projeto de lei alterando a capital."
O parlamentar disse não ter sofrido pressão para sugerir sua cidade natal, Franca, como sede do governo. "Não dá pra fazer política em cima disso." O prefeito de Bauru, Tuga Angerami (sem partido), gostou da idéia, de acordo com sua assessoria. A única ressalva de Angerami é que a legalidade do projeto precisa ser atestada.
O vice-líder do governo na Assembléia, Baleia Rossi (PMDB), disse achar que o projeto dificilmente será votado neste ano. "Não há uma discussão sobre isso, há outras urgências", afirmou. O parlamentar evitou opinar sobre o assunto, mas afirmou que, se fosse apresentar um semelhante, escolheria Ribeirão Preto (314 km de SP), sua cidade natal.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) foi procurado, mas sua assessoria não o localizou.


Texto Anterior: Copa Paulista: Comercial sofre goleada e já está eliminado
Próximo Texto: Legislativo: Promotor pede corte de cinco vagas na Câmara de Batatais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.