Ribeirão Preto, Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nº de mulheres supera em 47 mil o de homens

DE RIBEIRÃO PRETO

A região tem mais mulheres do que homens, segundo o Censo 2010. A população é formada por 50,7% de mulheres e 49,3% de homens. Embora em percentuais a diferença pareça pequena, são 47.889 mulheres a mais que homens no total das 89 cidades da região.
Apesar da maioria feminina, o número de cidades que têm mais homens do que mulheres é maior. Entre as 89 cidades, 54 têm predominância masculina.
Isso ocorre, porém, em cidades de menor porte e onde há número elevado de migrantes da cana-de-açúcar.
A exceção, mais uma vez, fica por conta de Serra Azul, por causa das duas penitenciárias masculinas instaladas na cidade. Os cerca de 2.500 presos que vivem nas duas unidades tornam a proporção de homens superior à da média da região: 61% homens e 39% mulheres.
Em segundo lugar, aí sim, aparece um município predominantemente canavieiro. Em Pontal, 52,6% dos 29.681 habitantes são homens.
No lado oposto da tabela, entre as cidades com maioria feminina, estão os municípios mais populosos da região. Nas dez maiores cidades, as mulheres são maioria, o que faz a região abrigar mais mulheres em seu total de habitantes.
Ribeirão Preto, a maior cidade da região, lidera o ranking dos municípios que têm mais mulheres: elas são 314.828 dos 605.114 moradores. A cidade tem 24 mil mulheres a mais do que homens.
A migração em busca de vagas nas universidades locais é apontada como uma das causas para a predominância do público feminino.


Texto Anterior: Região atinge 3,26 milhões de pessoas, alta de 12,8%
Próximo Texto: Foco: Mico-leão-preto em extinção se reproduz em São Carlos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.