Ribeirão Preto, Quarta-feira, 31 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimentos fazem custo de vida superar índice de 2009

ICV atinge 3,63% no ano, ante os 3,12% do primeiro trimestre do ano passado

Quatro dos sete setores analisados mensalmente pela ACI-RP apresentaram aumento em março, quando comparados a fevereiro


DA FOLHA RIBEIRÃO

Impulsionado pelo setor de alimentos, o ICV (Índice do Custo de Vida) teve alta de 1,01% em Ribeirão Preto em março. O grupo teve aumento de 3,33% no mês, o maior entre os sete pesquisados, seguido por saúde, com 2,11%.
O reajuste no setor fez com que o acumulado no ano atingisse 3,63%, ante 3,12% do mesmo período do ano passado. Apesar de superior ao índice de fevereiro (0,63%), o ICV foi menor que o de janeiro (1,99%).
Para o diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Antonio Vicente Golfeto, "a inflação voltou". "Tem mais gente querendo comprar do que mercadorias e serviços disponíveis para consumo."
Outros dois setores tiveram alta no período: vestuário (0,10%) e transporte (0,28%).
Esse aumento da demanda, segundo Golfeto, está relacionado ao volume cada vez maior de dinheiro "na praça", impulsionado pela aumento da renda da população.
Com o aquecimento da economia, a inflação deve avançar nos próximos meses, diz o diretor. O freio nos preços deverá ser imposto com uma alta, já sinalizada, na Selic, diz ele. Os setores de habitação (-0,18%), educação (-1,38%) e despesas pessoais (-0,57%) tiveram redução no mês.


Texto Anterior: Encenação deixa as ruas e se concentra em dois palcos
Próximo Texto: Acidentes matam cinco e deixam cinco em estado grave na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.