Ribeirão Preto, Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Semente de forrageira se torna o item mais exportado por Ribeirão em 2010

Edson Silva/Folhapress
Tânia Masson, superintendente de comércio exterior da exportadora de sementes de forrageira Wolf Seeds, de Ribeirão

DE RIBEIRÃO PRETO

As sementes de forrageira tornaram-se em 2010 o principal item exportado por Ribeirão Preto, com 11% do volume enviado ao exterior, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Ribeirão tem pelo menos cinco empresas exportadoras de sementes de forrageira. Segundo dados do ministério, a cidade exportou US$ 13,5 milhões do produto entre janeiro e novembro deste ano. Se não fosse a quebra da safra no ano devido a problemas climáticos, o valor teria alcançado US$ 20 milhões, segundo especialistas.
Uma das exportadoras é a Wolf Seeds, empresa de origem holandesa que se instalou na cidade em 2003 após comprar a empresa Naterra.
Segundo a superintendente de comércio exterior da Wolf, Tânia Masson, 45% da produção é destinada às exportações. Por safra, chegam a ser produzidas 5 mil toneladas de sementes, que vão formar pasto para engorda de bovinos e outros animais.
De acordo com ela, as exportações da empresa cresceram cerca de 30% de um ano para outro. Atualmente, os principais países importadores são a Colômbia, México e Venezuela. No total, cerca de 50 países recebem o produto de Ribeirão.
A exportação é feita via Santos. "A estufagem dos containeres é efetuada na própria empresa e o desembaraço é feito no porto seco da cidade. Posteriormente, tudo é enviado ao porto de Santos para embarque", disse Masson.


Texto Anterior: Exportações na região caem 34% em 4 anos
Próximo Texto: No futuro: É necessário descobrir mercados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.