São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglês e espanhol continuam mais importantes para empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

O chinês tem ganhado importância no mercado de trabalho, mas ainda é menos valorizado que o inglês e o espanhol. Isso ocorre na Gerdau e na Petrobras, por exemplo, duas das maiores companhias do país.
Diretor de gestão de processos de recursos humanos da Vale, Edécio Brasil afirma que "o inglês, por ser a língua global de negócios, será sempre a nossa maior preocupação. Contudo, dado que a China é hoje nosso maior cliente, seu idioma [...] tem uma grande importância". Já a Caixa Econômica Federal vai na contramão da tendência e diz que não considera o mandarim importante.
Segundo Beatriz Maria Braga, professora da Escola de Administração da FGV-SP, o chinês ajuda muito nos negócios. "É complicado recorrer a uma terceira língua."
Marina Schwartzman, 24, sabe bem que falar o idioma, mesmo sem fluência, já facilita. Coordenadora de novos negócios no Brasil na Câmara Brasil-China de Desenvolvimento, ele já foi duas vezes para a China a trabalho, onde "gastou" os conhecimentos adquiridos na faculdade de letras.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Professores: Prêmio Arte na Escola Cidadã abre inscrição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.