São Paulo, segunda-feira, 26 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG promove ação com aluno de morro carioca

DO RIO

Uma das mais bem-sucedidas experiências de arte e educação é a da Casa da Arte de Educar, ONG do Rio que há 11 anos atende no contraturno alunos de escolas dos morros do Macaco e da Mangueira, ambos na zona norte.
O projeto recebeu em 2009 o prêmio Itaú/Unicef de melhor projeto de educação e cultura e foi tomado pelo MEC como um dos modelos para ampliação do tempo integral.
Sueli de Lima, coordenadora-geral, afirma que não pretende formar artistas, mas incentivar que, através do processo de criação e partindo do conhecimento acumulado, alunos desenvolvam habilidades que sejam úteis na escola e na comunidade.
Um exemplo de atividade é o uso de material jogado no lixo para produzir brinquedos. Nesse processo, os alunos são levados a refletir sobre temas ambientais e de geografia das favelas onde vivem.
A ONG acompanha o rendimento dos alunos. Entre os que participam das atividades, a taxa de reprovação não passa de 1%, ante taxas médias de 13% a 15% na região.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pergunta do leitor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.