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Secretarias apontam falta de professores com boa formação
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A obrigatoriedade do ensino de música nas escolas,
por um lado, trará melhoria
na formação cultural do aluno. Mas, por outro, terá um
obstáculo: a falta de profissionais capacitados para
atuar nas salas de aula.
O problema é apontado
por Yvelise Freitas de Souza
Arco-Verde, presidente do
Consed (Conselho Nacional
de Secretários de Educação).
"A lei não obriga a especialização na área de música.
Qualquer professor licenciado ou com algum conhecimento na área pode procurar
a capacitação para atuar com
artes dentro das salas de aula", pondera Denise Grinspum, gerente-geral do Instituto Arte na Escola.
Às vésperas de a nova lei
entrar em vigor, o instituto,
que capacita professores na
área de artes, viu a demanda
por seus cursos crescer.
Para André Barreto, professor de música da escola
Suíço-Brasileira (zona oeste),
a proposta da lei é boa, mas
deve haver discussões sobre
como colocá-la em prática.
"Não pode ser dado o jeitinho brasileiro no ensino da
música. É preciso musicalizar o professor", diz ele.
Em sua tese de doutorado,
a professora Iveta Maria Borges Ávila Fernandes, da Faculdade de Educação da
USP, diz que o professor não
deve só saber música mas
sim saber ensinar música.
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